Você já ouviu falar em Tecnologia Assistiva? Pois bem, compreender que é necessária a discussão sobre as contribuições da utilização e disponibilidade desta tecnologia, que tem como objetivo auxiliar os/as alunos/as com deficiência no processo de construção da aprendizagem e da verdadeira inclusão no ambiente escolar é de suma importância.

Esta é vista como uma verdadeira área do conhecimento, um conjunto de práticas, recursos, materiais, metodologias, serviços, produtos e estratégias que visam aumentar a participação, inclusão social, autonomia, qualidade de vida e independência das pessoas com deficiência, incapacidades, transtornos e mobilidade reduzida.

Vejamos alguns exemplos de Tecnologia Assistiva:

  1. Auxílios para a vida diária e vida prática
  2. Comunicação Aumentativa e Alternativa
  3. Sistemas de controle de ambiente
  4. Projetos arquitetônicos para acessibilidade
  5. Órteses e próteses
  6. Adequação Postural
  7. Auxílios de mobilidade
  8. Auxílios para ampliação da função visual e recursos que traduzem conteúdos visuais em áudio ou informação tátil.
  9. Auxílios para melhorar a função auditiva e recursos utilizados para traduzir os conteúdos de áudio em imagens, texto e língua de sinais.
  10. Esporte e Lazer com recursos que facilitam a prática destes.

Em uma sociedade globalizada a educação assume um papel importante na formação de sujeitos e críticos atuantes no processo de desenvolvimento da sociedade, ocorrendo transformações sociais e tecnológicas e de paradigmas.

Com as transformações sociais se estabelece uma nova perspectiva acerca da educação inclusiva que requer a necessidade de um conceito inclusivo que defende e inclui a diversidade, criando expectativas para a ruptura de preconceitos, estereótipos e práticas e discursos de segregação que marcaram historicamente o processo educativo das pessoas com deficiência.

Faz-se necessário que os gestores e docentes conheçam a dimensão dos recursos da Tecnologia Assistiva, que representam possibilidades e novos caminhos no processo de ensino-aprendizagem.

Percebe-se que a aplicabilidade desta nova tecnologia, que vem sendo inserida a alguns anos, requer analisar as necessidades dos/as educando/as, tornando imprescindível a formação dos/as professores/as para o conhecimento de metodologias, estratégias e aplicação de recursos tecnológicos que auxiliem e facilitem o processo de ensino-aprendizagem.

Segundo Rita Bersch, Fisioterapeuta e diretora da Assistiva Tecnologia e Educação, a Tecnologia Assistiva (TA) é composta de recursos e serviços. O recurso é o equipamento utilizado pelo aluno, e que lhe permite ou favorece o desempenho de uma tarefa. E o serviço de TA na escola é aquele que buscará resolver os “problemas funcionais” desse aluno, encontrando alternativas para que ele participe e atue positivamente nas várias atividades do contexto escolar.

Sendo assim, concluímos que esta tecnologia pode apoiar a ação docente tanto em processos de superação de limitações sensoriais, motoras, mentais e sociais. Quanto em processos de potencialização de capacidades.

Seja por meio da promoção da adaptação nas atividades propostas, que possibilitará o acesso e a realização destas atividades pelos estudantes com deficiência.

Um assunto complexo e que exige teoria e prática, ferramentas e estratégias de abordagem e condução por parte dos professores e profissionais atuantes. O Grupo Rhema pensando nisto preparou uma capacitação on-line com conteúdo atual e de extrema qualidade, clique aqui agora mesmo e amplie seus conhecimentos. Faça a diferença na vida dos seus alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome